Dec 19, 2009

O Mappin




"Mappin! Venha correndo Mappin! Chegou a hora Mappin! É a liquidaçãooo!!"
Quem não se lembra do Mappin. Era uma das maiores, e mais completas lojas de departamento de São Paulo, alguns dizem; da América do Sul. Bem alí, na Praça Ramos, quase em frente ao Teatro Municipal.
A loja ocupava o espaço de três prédios, departamentos variados distribuídos em três pisos, subsolo, e era todo pintado de verde-musgo. Havia também um grande relógio no topo, indicando a hora precisa para os apressados pedestres, que cruzavam diariamente as imediações da Praça Ramos.
Era fim dos anos 60, começo dos anos 70. Eu era menina, mas me lembro nitidamente,
minhas visitas ao Mappin. Especialmente na época das festas natalinas. As vitrines com temas natalícios, eram de encher os olhos! Era um passeio sempre muito esperado. Saíamos da Avenida São Luis, à pé, e íamos caminhando, passos rápidos, até o Mappin. A expectativa era um crescendo, eu sentia o momento se aproximando, o grand finale. Para quem conhece São Paulo, a caminhada é um tanto extensa, mas a alegria de vermos as vitrines valia qualquer sacrifício.
Na frente, pilhas e mais pilhas de crianças se acotovelavam, buscando um cantinho livre, sem ninguém para impedir a visão. E que visão! Todos pareciam compartilhar daquela alegria inebriante. Jovens, idosos, escrituários, office-boys. Todos pareciam fazer parte daquele momento! Inesquecível, o Mappin, vai ser sempre um morador permanente na minha memória!

No comments: