Mar 22, 2004

Estereótipos

Eu resolvi escrever este post por conta da polêmica criada pelo tema "estereótipo daqui e de lá. Eu moro nos EUA à 8 anos e nunca eu cruzei com nenhum americano, com QI normal, que fizesse comentários do tipo: Brazil tem macaco na rua,que ninguém passa fome, porque tem bananeira por todos os lados. etc.
Nem todos os americanos sao intelectuais ou preocupados com a cultura e geografia mundial. Depende de com quem voce se relaciona é que resulta este tipo de comentários.Existe ignorância em todas as sociedades e eu nao me sinto ofendida pelo fato de algumas pessoas nao conhecerem minha cultura.E eu também nao acho que vai fazer mudar ou aumentar o respeito que eles vao ter por mim se o meu país é de primeiro mundo ou terceiro. O que é importante é a imagem que cada um de nós como indivíduo projeta no mundo lá fora.Se você tem boas maneiras; se nao bate a porta na cara de ninguém numa loja, se você fala baixo, se você entende que o seu gosto musical é só seu; o vizinho nao têm a obrigaçao de escutar a sua música alta... Ou se você tem a famosa atitude do "cheguei olhe para mim com a "famous brazilian fashion" (bunda de fora, peito de fora), nao cumprimenta ninguém, nao pede desculpas, nao pede por favor, nao diz obrigado,e assim vai...
Posso citar kilos de exemplos de como a sua atitude vai determinar se você vai ou nao ganhar o respeito de um americano.Tudo é uma questao de bom senso. Se você responde agressivamente a uma pergunta você vai receber agressividade de volta.
Um dos comportamentos que eu mais noto aqui na comunidade brasileira, é que o brasileiro quer que o americano se adapte a eles.Você nao está mais vivendo no Brasil, você tem que se adaptar, ou pelo menos tentar se adaptar e respeitar as leis daqui. Aqui, graças a Deus, nao tem o jeitinho brasileiro.E igual para todo mundo. Nao interprete e nao se ofenda com tudo o que as pessoas dizem levando para o lado pessoal. Se voce acha que é crítica, aceite; se você acha que mudando vai te beneficiar. Se você acha que é crítica destrutiva aí sim, argumente. Mas nem tudo que é dito, é dito para diminuir você ou da importância do que você é como ser humano.


Boys don't cry - The cure


No comments: